O Prefeito em exercício Chagas Batista se reuniu no auditório do Centro de Educação Permanente de Tarauacá (CEDUP), com representantes das três esferas de governo e as partes interessadas do meio rural como, por exemplo, o Sindicato de STTR/TK, Cartório, produtores rurais e outros representantes da sociedade civil organizada, para tratar de um mutirão de regularização fundiária e ambiental que se inicia hoje e vai até o dia 03/06.
Fernando Feitosa Presidente do STTR/TK |
Representando os referidos órgãos e sindicato, estavam o Senhor Carlos Alencar e Antônio Braña do INCRA e Terra Legal respectivamente; do ITERACRE o Senhor Francisco Costa; INCRA; SEMA; SEAPROF e IMAC; João Paulo, representando Edgar de Deus da Secretaria Estadual de Meio Ambiente; a Senhora Idália Viana do Cartório; Fernando Feitosa do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Tarauacá STTR/TK; Narcélio Bayma da Secretaria Municipal de Agricultura/SEAPROF e os Vereadores Sidenir, Mirabor Leite, João Moreira, Manoel Monteiro e Valdor do Ó.
Esse primeiro momento está sendo dentre outros objetivos a orientação e emissão do CAR e entrega de 364 Títulos de Propriedades para as comunidades rurais TOCANTINS I e II; INDEPENDÊNCIA; TAIOCA e TAUARI.
Narcélio Bayma: Secretário Municipal de Agricultura |
Vale ressaltar que caso os agricultores fossem pagar pelo registro desembolsariam cerca de 500 a 800 reais dependendo do tamanho da terra, mas uma parceria com o governo faz com que esse documento saia de graça.
“Agradeço ao Governo Federal e ao Governo do Estado através do ITERACRE pelo excelente papel e reconhecimento da luta do homem do campo através das reivindicações dos trabalhadores rurais em busca de justiça social e melhoria de vida. Há muita dificuldade de acesso, saúde e escoamento da produção, mas temos que reconhecer que na verdade a vida do homem no campo melhorou”. Disse o Prefeito em exercício.
Essa equipe governamental ficará em Tarauacá até o dia 03/06, mesmo após o dia 30/05 onde serão entregues esses Títulos de Posse no auditório da Escola Plácido de Castro, para continuar emitindo o Cadastro Ambiental Rural (CAR), no próprio CEDUP.

Uma das vantagens do trabalhador rural tarauacaense ficar de posse desse importante documento, é que, se ele tiver multa ambiental de 2008 pra frente, elas serão automaticamente extintas, desde que cumpram com suas contrapartidas. Outra vantagem não menos importante é que o pequeno agricultor terá acesso ao crédito fundiário, já, quem não tiver o CAR, não.
O prazo para os produtores rurais se regularizarem foi estendido por mais um ano.
O prazo para os produtores rurais se regularizarem foi estendido por mais um ano.